sexta-feira, 20 de maio de 2011

Internet: O surgimento de uma nova cultura

             A internet representa uma revolução nas relações sociais. A capacidade de transmissão de informação é transformada por essa nova realidade virtual, a cibercultura. Não há como pensar em comunicação sem entender o surgimento da internet.
            O computador não é uma invenção tão recente. Em 1945 ele foi lançado nos Estados Unidos e Inglaterra, mas suas reformulações e atualizações perduram até hoje. O processo de criação da internet tem início na década de 70, mas só tem efetivo funcionamento na década de 90.
            O estudioso Manuel Castells destaca a existência de uma cultura da internet, formada a partir da união de quatro culturas: tecnomeritocrática, hacker, comunitária virtual e empreendedora.
            A tecnomeritocrática se refere à elite científica responsável pelos estudos tecnológicos. A cultura hacker engloba os criadores de programas. A cultura comunitária virtual se refere à interação de todos os elementos que compõem a internet. A cultura empreendedora se refere à riqueza material que esse meio representa.
            A internet deve ser entendida como uma rede de pessoas e informações. Seu surgimento se deu em um momento de profundas transformações sociais e econômicas.
            O termo “informacionalismo” nos remete à junção “informação + capitalismo”, o que destaca o poder que a informação tem, tanto nos aspectos sociais quanto econômicos. O Estado aparece como grande impulsionador do aprimoramento dessas redes, na medida em que atua em aspectos como lucratividade e produtividade. A competitividade dos mercados é causadora desse crescimento.
            A comunicação transforma, molda, fabrica a cultura. A vida social só existe porque existe comunicação. As redes sociais, através da internet, estabelecem novas formas de relacionamento e comunicação, o que revoluciona a cultura em seus mais diversos aspectos. 

Por Andréa Larissa Castro

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